Siga a Regra de Ouro, 2018
Siga a Regra de Ouro é o mais novo trabalho da artista Ana Mähler criado especialmente para esta exposição homônima. A instalação contém um grande cubo, no qual se pode entrar, e uma pintura nas paredes da sala de exposição do museu, que representam uma nova ordem de referentes da artista, a qual observa seu entorno e as relações interpessoais, mas sem deixar sua poética relacionada ao espaço.
O espaço, no conjunto de obras de Mähler, é inicialmente trabalhado no plano pictórico bidimensional, com referências muito fortes ao construtivismo e ao neoconcretismo. De formas abstratas e geométricas passa para a representação de um espaço tridimensional, ou ambiente, codificado através de perspectiva e planos, com os quais transforma o espaço planificado de maneira muito meticulosa e precisa. Posteriormente, na série Lapidações, o suporte de sua pintura ganha volume e ocupa de fato o espaço, a pintura vira um corpo, como diz Ronaldo Brito (2005) um “salto à dimensão do corpóreo”. A artista passa a realizar suas experiências em pintura como se estivessem saindo do plano bidimensional, como na série Sarrafos (1987) da artista Mira Schendel, relacionando a forma, a dimensão e os suportes ao espaço.
Em Siga a Regra de Ouro esta tendência se confirma, ao projetar um cubo de 2,70m³ para dentro da galeria com o intuito de proporcionar um experiência ao público, onde é permitido circular dentro da obra e estabelecer relações escalonares. A artista pretende provocar a sensação de ser encoberto pela obra, poder interagir e vivenciar o espaço. No lado oposto da sala de exposição, as paredes laterais e frontal são pintadas, representando a imagem do grande cubo como um reflexo e mais uma vez o espaço é o protagonista da instalação que se completa. A pintura que antes se apresentava restrita aos limites das telas, adquire nova escala, o suporte se amplia e invade a sala do museu. Esta instalação é o resultado das experiências de trabalhos anteriores da artista aliada a possibilidade de expansão no espaço, adquirindo grandeza e interatividade, uma pintura no “campo ampliado”.
Dentro do cubo encontramos um ambiente totalmente dourado contendo um pedestal com um objeto semelhante a uma jóia protegido por uma caixa de acrílico e uma estrutura com várias gavetas pequenas na parede ao fundo. A jóia funciona como um portal, através de recursos tecnológicos, que nos leva para o campo virtual, outra forma de expansão da obra.
Fora do cubo ...outro cubo dourado, este é uma ilusão, um paralelo à forma como os relacionamentos interpessoais são tratados na atualidade, uma anamorfosis. De um ponto de vista tem profundidade, mas não é real. É somente superfície. A pintura da parede em perspectiva cria a ilusão da tridimensionalidade, amplia o espaço expositivo e propõe a representação de um reflexo. Aqui o reflexo se refere ao espelho de nossas ações, que nos guia em direção à regra de ouro.
Do ponto de vista dos seus referentes, a artista utiliza recursos estéticos como a oposição dos elementos, das cores invertidas, o dentro e o fora, o brilho e o opaco, a ilusão e a superficialidade
para passar a sua mensagem e experiência, ao propor uma reflexão que poderá se transformar em novas posturas.
Mahler faz questionamentos importantes sobre a realidade em que vivemos, as ações e valores da sociedade em que está inserida e também sobre as relações interpessoais em uma época de transformações muito rápidas. Para a artista estamos vivendo um mundo de sentimentos vazios, um mundo de faz de conta, de notícias falsas, da redes sociais, onde a tecnologia afasta as pessoas que estão próximas…”Como podemos mudar e melhorar isso?”, pergunta.
Siga a regra de Ouro: deseje e faça para os outros o que você quer para você!
Esta regra norteia suas ações e a direciona para atitudes e pensamentos positivos, como artifícios para enfrentar a realidade. Dentro do grande cubo, Mähler guarda mensagens positivas para os visitantes possam levar, como uma forma de propagar sua “corrente do bem”. E, ao expandir a obra para o espaço virtual, permite a participação do público, que poderá contribuir com seus próprios pensamentos positivos e reflexões, quiçá suas próprias regras de ouro.
Serviço: Exposição Siga a Regra de Ouro
Artista Ana Mähler
Curadoria Letícia Lau Outubro/Novembro/Dezembro 2018
Siga a Regra de Ouro (Follow the Golden Rule)
Exhibition By Ana Mähler
Curatorship by Letícia Lau
Ana Mähler is both artist and architect, transiting through these two fields of knowledge where space and three-dimensionality are always present. Winner of the 20th Hall of Porto Alegre Chamber, she has already exhibited at MARGS, MACRS and art galleries in Porto Alegre and Miami, besides institutions such as Subte, in Montevideo, BADESC Foundation, in Florianópolis, and at the Museum of Art of Blumenau, MAB. Now she is preparing her individual exposition in the most important museum of the state, MARGS.
Follow the Golden Rule is the most recent work by Ana Mähler. The installation has a great cube of 2.7m³ in which you can enter. This work represents a new order of the artist’s referents, which observes its surroundings and interpersonal relations without letting her space-related poetics. It proposes the interaction between real and virtual space, as well as the interactivity with the public to carry on this chain of goodness.
Space, in the set of Mähler’s works, is initially in the two-dimensional pictorial plane, with very strong references to constructivism and neoconcretism. From abstract and geometric forms it moves to the representation of a three-dimensional space or environment, codified through perspective and planes, with which transforms planned space in a very meticulous and precise manner. Later, in Lapidações [Lapidation] series, the support of her painting becomes three-dimensional and actually occupies space. The painting becomes a body. According to Ronaldo Brito (2005), it is a “leap to the dimension of the corporeal”. The artist begins to perform her painting experiences as if they were coming out of two-dimensional plane, as in Sarrafos [Slats] series (1987), by Mira Schendel, relating form, dimension and the supports to the space. In Follow the Golden Rule, this trend is confirmed, projecting a cube of 2.70m³ into the gallery aiming to provide an experience to the public, where it is allowed to interact within the work and establish scaling relations. The artist intends to provoke the sensation of being covered by the work and being able to interact and experience the space. On the opposite side of the exhibition room, side and front walls are painted, representing the image of the great cube as a reflection, and once more the space is the installation’s protagonist that fulfils itself. The painting that previously presented itself restricted to canvas’ limits, acquires a new scale, amplifying the support and invading the museum’s room. This installation is the result of experiences with previous works by the artist combined to the possibility of space expansion, acquiring size and interactivity, a painting in “expanded field”.
Inside the cube we find a completely golden environment, containing a pedestal with a jewel-like object protected by an acrylic box and a structure with several small drawers in the background wall. The jewel works as a gateway, through technological resources, which takes us to the virtual field, another way of the work’s expansion.
From the point of view of its referents, the artist uses aesthetic resources as the opposition of elements, inverted colors, in and out, brightness and opacity, illusion and superficiality, to deliver both the message and experience by proposing a reflection which can transform itself into new things.
Mähler raises important reflections about the reality in which we live in, the actions and values of the society in which she inhabits and also about the interpersonal relations in a time of very fast transformations. According to the artist, we are living in a world of empty feelings, a world of make-believe, fake news, social media, where technology drives away people that are close… She asks: “How can we change and improve this?” Follow the Golden Rule: wish and do to others what you want to yourself!
This rule guide her actions and points her towards positive attitudes and thoughts as ways to face reality. Inside the great cube, Mähler keeps positive messages so the visitants might take with them as a way of spreading her “chain of goodness”. Expanding the work to virtual space enables public participation, which may contribute with their own positive thoughts and reflections, and perhaps their own golden rules.
Letícia Lau – curator
Installation project – cube
Installation project – detail of semiopen cube
Installation project – detail of semiopen cube
Installation project – detail of cube’s interior, jewel